OS XAVANTE

Os Xavantes, autonomeados como A´uwe, são um povo autóctone do Brasil, cuja maior parte da população vive nos estados do Mato Grosso e Goiás. De acordo com o senso do IBGE de 2010, sua população é de 19.259 pessoas, sendo que 15.953 pessoas vivem em Terras Indígenas.

Dentro do campo político o povo Xavante tem uma atuação destacada, tendo elegido em 1982 o primeiro deputado federal indígena do Brasil, Mário Juruna, que lutou pela demarcação das terras indígenas e se tornou conhecido no país ao denunciar um esquema de compra de votos nas eleições presidenciais de 1984.

A língua xavante pertence ao tronco Macro-Jê, é da família Jê e segue a ordem objeto-sujeito-verbo em sua sintaxe. Segundo o Atlas das Línguas do Mundo em Perigo da UNESCO, a língua xavante é considerada vulnerável, ou seja, ela é a primeira língua da maioria das crianças ou das famílias da comunidade, mas não é a língua utilizada por todos os membros da comunidade e muitas vezes se limita situações e âmbitos sociais específicas.

Em 2016 havia 8 estudantes pertencentes ao povo Xavante na UFSCar, o que o faz dividir com o povo Kambeba, o posto de 4º povo com mais representantes matriculados em cursos de graduação. Todos os 8 estudantes falam a língua xavante, tornando-a a 3º língua indígena mais falada na Universidade.

Fonte: https://pib.socioambiental.org/pt/P%C3%A1gina_principal