O UFSCAR de Muitas Línguas é um projeto que tem como objetivo realizar a divulgação da diversidade linguística e cultural da comunidade de estudantes da UFSCar, como forma de valorizar sua inserção na comunidade acadêmica, promovendo o desenvolvimento de uma relação de pertencimento desses sujeitos à Instituição e contribuindo com as Políticas de Ações Afirmativas voltadas às comunidades marginalizadas e minorizadas: povos indígenas, refugiados e pessoas surdas.
O UFSCar de Muitas Línguas nasceu em 2018, como forma de divulgar os resultados a pesquisa de Iniciação Cientifica intitulada “Novas Realidades na Universidade Brasileira: A Diversidade de Línguas Indígenas na UFSCar”, realizada pelo estudante de Letras Edmar Neves sob a orientação da Profa. Fernanda Castelano Rodrigues.
Neste 2º semestre de 2019, UFSCar de Muitas Línguas faz parte do Projeto Institucional de Apoio à Permanência Estudantil (PIAPE) e conta com a colaboração do Laboratório Aberto de Interatividade (LABi). A equipe de trabalho é composta por Thandayê Jacob (bolsista PIAPE), Joyce Kavopi (voluntária) e Profa. Fernanda Castelano Rodrigues (coordenadora).