Os Tukano

Na região do Alto Rio Negro, no estado do Amazonas, existe uma forte presença indígena, havendo mais de 20 povos diferentes. Um dos povos que vivem nessa região são os Tukano, que se denominam como Ye’pâ-masa ou Daséa.

Esse povo costuma viver de maneira dispersa em aldeamentos e comunidades espalhadas pelos rios Tiquié, Papuri, Uaupés, na vazante do Uaupés, no Rio Negro, assim como na cidade de São Gabriel da Cachoeira. São reconhecidos pelo trabalho com artesanatos, principalmente pelos bancos utilizados em rituais por lideranças, benzedores (kumua) e chefes de cerimônias (bayá), e pelo cultivo da mandioca, grande fonte alimentar e cultural dos Tukanos.

A língua tukana faz parte da família linguística Tukano, tem a ordem sujeito-objeto- verbo em sua sintaxe e está com o status de vulnerável de acordo com o Atlas das Línguas do Mundo em Perigo, da UNESCO, e é considerada uma língua franca, já que, por questões históricas e sócio-culturais, muitos povos do Alto Rio Negro adotaram-na para se comunicarem em um ambiente multilíngue. Outro fato importante sobre a língua tukana é que ela é umas das línguas co-oficiais na cidade de São Gabriel da Cachoeira – primeira cidade brasileira a oficializar outras línguas no Brasil, além da portuguesa – junto do nheengatu e do baniwa.

Na UFSCar havia, no ano de 2016, quatro estudantes do povo Tukano regularmente matriculados em seus cursos de graduação. Porém, por se tratar de uma língua falada por vários grupos étnicos, nove estudantes falam tukano, sendo a 2ª língua indígena mais falada na Universidade.

por Edmar Neves e Vanessa Borges

Fonte: Povos Indígenas no Brasil